X

OBRA

Casa da Cultura se transformar? em Centro Cultural


Ouvir matéria

Além da proposta de concluir a Casa da Cultura o prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, já está ampliando a obra. Em breve o local passará a ser um Centro Cultural com amplo espaço para desenvolvimento de diversas atividades artísticas e abrigo da Biblioteca Pública Municipal Cecília Meireles.

O objetivo segundo o prefeito é melhorar as condições para a realização de eventos culturais, cursos, entre outros. “Com o término os investimentos serão revertidos em conforto para a população. No centro cultural poderão acontecer atividades que aprimorem as habilidades dos talentos locais e ainda será possível a promoção de eventos”, cita.

No começo do mês foram iniciados os trabalho de construção da biblioteca que será anexa a Casa da Cultura. O espaço será destinado exclusivamente para disposição do acervo e administração da biblioteca. São R$ 110 mil em investimentos, liberados através do deputado Ricardo Barros. Em dezembro foi iniciado o aterro, agora a equipe responsável pela obra está realizando a fundação com a colocação de estacas. De acordo com a secretaria de Obras, em aproximadamente cinco meses a edificação estará concluída.

O local onde atualmente funciona a Biblioteca será usado para abrigar o Museu Histórico de Ubiratã – que já está instalado no mesmo endereço. Fábio argumenta que a medida proporcionará um ambiente mais amplo para a disposição das peças existentes no Museu.

Situação
A Casa da Cultura é uma obra que deveria ter sido concluída até o ano de 2000. Ao assumir a administração do município Fábio colocou a finalização da construção como uma das metas de trabalho e hoje está prestes a se concretizar.

Quando começou a busca de recursos para a continuação da obra o Ministério da Cultura fiscalizou o que havia construído e detectou que apenas 35% estava pronto. A não confecção da Casa da Cultura gerou problemas na liberação de recursos. Diante disso, a prefeitura se responsabilizou em terminar os 65% restante e tem investido recurso próprio para a conclusão.

A chefe da divisão de engenharia, Neuza Dalvi, comenta que na época foram identificados problemas de estrutura e o prédio tinha apenas as paredes erguidas e telhas furadas. A prefeitura então reforçou a estrutura, mudou a cobertura, rebocou as telhas, fez instalações hidráulicas e elétricas, revestiu o teto com madeira acústica e refez o piso do auditório.

A obra está praticamente concluída. Só falta a pintura, as poltronas do auditório e alguns equipamentos. A pretensão do prefeito Fábio D’Alécio é fazer a entrega das duas obras na mesma oportunidade.

Data de Publicação: 01/02/2008

Biblioteca será anexada a Casa da Cultura Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Biblioteca ser? anexada a Casa da Cultura

 Galeria de Fotos

 Veja Também